Alt Full Image

Plano de ensino a distância

Caros elementos da Comunidade escolar:
Em conformidade com as informações veiculadas, na sequência da reunião de Conselho de Ministros, realizada hoje, dia 21 de janeiro, apresento, de seguida, uma síntese das principais deliberações ali tomadas:

 

  1. a suspensão das atividades letivas e não letivas e de apoio social, a partir de 22 de janeiro e pelo período de 15 dias, compreendendo:
    o As atividades letivas e não letivas e formativas em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário;
    o As atividades de apoio à primeira infância de creches, creche familiar e amas, as atividades de apoio social desenvolvidas em Centro de Atividades Ocupacionais, Centro de Dia, Centros de Convívio, Centro de Atividades de Tempos Livres e universidades seniores.

  2. a adoção das medidas necessárias para a prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários do escalão A e B da ação social escolar;
    a) a identificação, em cada agrupamento de escolas, de um estabelecimento de ensino e em cada concelho de creche, creche familiar ou ama que promova o acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo dos trabalhadores de serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos;

  3. o encerramento de todas as atividades de tempos livres, todos os estabelecimentos de dança e de música, bem como as atividades desportivas escolares;
    - a suspensão das atividades de formação profissional desenvolvidas em regime presencial realizadas por entidades formadoras de natureza pública, privada, cooperativa ou social, podendo ser excecionalmente substituída por formação no regime a distância, sempre que estiverem reunidas condições.

 

Apelo a todos os alunos e encarregados de educação para acompanharem, regularmente, as informações que serão divulgadas pela tutela e pelo agrupamento, nomeadamente através da consulta regular da Página web do AEAH e também do Grupo Fechado do facebook, destinado a veicular as informações à nossa comunidade.

Presentemente, a segurança e o bem-estar de todos DEVE SER A NOSSA 1ª PRIORIDADE, pelo que relevo a necessidade de as famílias promoverem, junto dos nossos alunos, hábitos de educação para a saúde, profiláticos da infeção pelo SARS-COV2:

 

  • Permanência em casa, em segurança;
  • uso de máscara;
  • salvaguarda do distanciamento social
  • higienização frequente das mãos e de objetos.

 

Brevemente, todos regressaremos à escola e tudo faremos para recuperar as matérias cuja lecionação será interrompida a partir de hoje!
A melhor resposta que podemos dar a este contexto tão preocupante será a de demonstrarmos, serenamente, consciência cívica e confiança num futuro em que, JUNTOS! seremos, com toda a certeza, capazes de superar este desafio!
Com votos de muita saúde para todos, deixo-vos o meu abraço solidário e fraternal.


Porto, 21 de janeiro de 2021
O Diretor