Lançamento do Ano Letivo 2022/2023

Mensagem do Diretor


“As escolas são oficinas de humanidade contribuindo, em verdade, para os homens se tornarem verdadeiramente homens.”

J. A. N. Comenius, Opera Didactica Omnia


Caros elementos da comunidade escolar
No início de mais um ano escolar, apresento a minha cordial saudação aos alunos, às famílias, aos professores, ao pessoal não docente e também às instituições parceiras que, ao longo dos anos, têm assumido, em colaboração contínua com o AEAH, a missão de promoção, junto das novas gerações, da marca do rigor e do esforço, enquanto pedra angular para a consolidação de uma escola inclusiva, pautada pelos valores éticos, humanistas e solidários, orientada para a construção de projetos de vida, consistentes e de sucesso.

Venho, também, expressar o meu apreço e reconhecimento do esforço e trabalho desenvolvidos, no ano letivo transato, pelos elementos da nossa comunidade que, por motivos diversos, no ano que agora se inicia, deixarão de exercer aqui a sua atividade.
O Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano reitera, para o novo ano escolar, a assunção do compromisso de formar, no respeito pelas especificidades de cada um, cidadãos com maior consciência cívica, interventivos e socialmente úteis.

O ano de 2022/2023 inicia-se com a expectativa da retoma da normalidade da vida das instituições escolares e com a aposta no desaparecimento dos constrangimentos funcionais dos últimos dois anos, decorrentes do impacto da pandemia.

A escola refletirá, de novo, os múltiplos sentidos que enformam a sua essência, preenchendo todos os seus espaços com as vozes e o brilho dos olhares daqueles que lhe dão sentido, porque todos os atos pedagógicos e didáticos jamais poderão abdicar da presença física e em contexto dos seus atores principais!

Hoje, o agrupamento está mais forte, mais coeso na sua diversidade e, sobretudo, mais preparado para ultrapassar, com responsabilidade e confiança, o repto da capacidade de reinvenção, em função da evolução natural da sociedade e das necessidades dela emergentes! Assumimos, responsavelmente, o compromisso de proteger e de preservar o nosso património humano, de forma a contribuir para o esbatimento de vulnerabilidades e para o fomento da inclusão, dedicando particular atenção ao respeito pela(s) diferença(s) e pela(s) diversidade(s) nos diversos domínios da vida.
O trabalho preparatório do novo ano escolar, desenvolvido de forma sinergicamente implicada pelas diversas equipas do agrupamento, resultará, indubitavelmente, no fomento da qualidade do serviço educativo que temos vindo a prestar e no benefício dos nossos alunos.

No decurso do ano letivo de 2022/2023, iniciar-se-á uma nova etapa na vida da nossa instituição, na sequência da conclusão da obra de requalificação da Escola Secundária Alexandre Herculano que resultará na possibilidade de realização das atividades educativas com as condições físicas e estruturais que há muito reivindicamos, porque a elas sempre deveríamos ter tido acesso!
Estamos, pois, todos convocados para não esmorecer nas vontades e na esperança!
Por fim, cumpre reiterar o meu agradecimento a todos os que, com os seus olhares atentos e com a sua perseverança na apresentação de sugestões, têm vindo a contribuir, construtivamente, para o esbatimento das nossas fraquezas e para a elevação da qualidade da nossa ação educativa.

Desejo a toda a comunidade escolar bom ano letivo!

O Diretor,
Manuel José de Jesus Santos Alves Lima