Este projeto de parceria estratégica envolve alunos e professores de sete escolas secundárias de diferentes tipos, da República Checa, Portugal, Turquia, Eslovénia, Itália, Letónia e Lituânia.

O projeto resulta da necessidade dos jovens desenvolverem as suas capacidades empresariais, estarem mais bem preparados para a entrada no mercado do trabalho, melhorarem o conhecimento linguístico e desenvolverem as capacidades comunicativas. Este projeto decorre, ainda, do pressuposto de que os países europeus vivem um tempo de crise económica e de que a taxa de desemprego dos jovens é elevadíssima: os jovens têm dificuldade em encontrar emprego, experienciando poucas expectativas de obtenção de êxito no mercado de trabalho; por outro lado, a falta de competências linguísticas constitui-se como uma das barreiras e constrangimentos para o sucesso no mercado de trabalho europeu.

Face ao exposto, considera-se que a sensibilização para o empreendedorismo dos jovens revitalizará as suas possibilidades no mercado laboral.

O projeto promove a educação empresarial e o empreendedorismo social entre os alunos, utilizando métodos de ensino mais eficazes, por exemplo, combinando métodos formais com informais. O projeto promove a abordagem multi e /ou interdisciplinar, visto que combina contributos das disciplinas económicas com disciplinas gerais tais como línguas estrangeiras, ciências sociais, geografia e educação dramática.

Pretende-se que os alunos melhorem e desenvolvam a comunicação e competência linguística, as competências empresariais, as competências digitais, as competências sociais e aumentem a sua consciência cultural, o seu sentido de empreendedorismo e motivação para o êxito no mercado de trabalho.

O trabalho desenvolver-se-á com a organização de ‘workshops’, discussões, debates, visitas de estudo, dramatizações, pesquisas, apresentações dos resultados e articulação das atividades com o mundo empresarial e com os representantes das autarquias.

Serão abordadas temáticas relacionados com a empregabilidade, nomeadamente, mercados laborais, elaboração de Curriculum Vitae, simulação de entrevistas de trabalho, elaboração de planos de negócio, promoção e publicidade de empresas. Serão, ainda, contempladas questões sociais: preconceitos relativos ao sexo e à idade no mercado de trabalho, empregabilidade de deficientes, assédio moral, racismo, imigração/emigração, etc.

Ao longo dos três anos de desenvolvimento do projeto, haverá duas reuniões transnacionais, uma no início e outra no final e sete reuniões de projeto em todas as escolas parceiras.

Espera-se obter os seguintes resultados:

  • Aumento da motivação e da capacitação empresarial dos alunos.
  • Conhecimento e aprofundamento das especificidades inerentes à elaboração de um curriculum vitae, à apresentação de candidatura a emprego, em contexto europeu.
  • Aquisição de competências no âmbito da realização de entrevistas de trabalho, elaboração de planos de negócio.
  • Fomento da motivação e empreendedorismo numa lógica laboral.
  • Apreensão, pelos jovens, da correlação entre o empreendedorismo e as questões sociais, quebrando estereótipos sobre sexismo, racismo, imigração/emigração, exclusão social, aceitação da diferença e melhoria de competências linguísticas quer em Inglês do dia-a-dia quer em Inglês de negócios.

Durante o projeto os participantes criarão e farão questionários e pesquisas, os quais serão publicados online. Serão publicadas na ‘website’ do projeto, apresentações PowerPoint sobre empreendedorismo, empregos e tarefas sociais, boletins informativos sobre as atividades do projeto e mini-brochuras, quer em versão impressa, quer em versão online, projeto e-Twinning entre as escolas parceiras, formulários de avaliação, documentação fotográfica e registos em vídeo.

O projeto garante alto impacto nos alunos, professores, empresários e escolas.

Todas as escolas parceiras partilharão deveres e responsabilidades no decurso do projeto, envolvendo, nas suas equipas, participantes com menos oportunidades.

O website do projeto pode ser acedido através desta ligação.

Escolas participantes

País Escola
República Checa Obchodní akademie Karviná, s.r.o
Itália Istituto A. Volta
Eslovénia Srednja ekonomsko-poslovna sola Koper
Letónia Riga Secondary Shift School N#9
Turquia Ozel Adalya Anadolu Lisesi
Lituânia Kedainiai Sviesioji Gymnasium