Caros elementos da comunidade escolar:

Venho, por este meio, desejar a toda a comunidade do AE Alexandre Herculano um excelente ano letivo de 2018/19.

Cumpre-me, inicialmente,   apresentar publicamente o meu profundo reconhecimento pelo esforço desenvolvido pelos elementos da nossa comunidade que exerceram a sua atividade no agrupamento, no ano letivo transato, e que, por variadíssimas razões, no ano letivo que agora iniciamos, não o irão fazer.

A todos formulo votos de muito sucesso profissional e pessoal na(s) nova(s) etapa(s) dos respetivos percursos pessoais e profissionais!

Reitero os votos de sucesso para os alunos que concluíram os seus estudos no ano letivo de 2017/2018 e que agora entram numa nova etapa da sua vida, seja através do prosseguimento de estudos na universidade seja através do desenvolvimento de atividades profissionais.

O AE Alexandre Herculano experiencia, no momento presente, a efetivação das mudanças estruturais há muito desejadas, nomeadamente o lançamento a concurso da obra de requalificação da Escola Secundária.

A realização desta obra contribuirá, inequivocamente, para a promoção do sucesso educativo dos nossos alunos e para a elevação do serviço educativo prestado pelo agrupamento!

Aos nossos alunos relembro a obrigatoriedade de serem felizes no agrupamento, mas também de nele procurarem, com empenho, estudo e responsabilidade, recolher conhecimentos e capacidades que, mais tarde, a exemplo de gerações anteriores que aqui realizaram a sua formação, lhes proporcionarão, seguramente, vida(s) ativa(s) marcada(s) pelo sucesso.

Vivemos uma nova etapa marcada pela publicação e divulgação de normativos legais que convocam sinérgica e holisticamente os diversos elementos das comunidades escolares para a salvaguarda da garantia de ser proporcionada aos nossos alunos uma formação cada vez mais sólida e transversal e que reverta para a implementação, já na vida ativa, de ações mais ambiciosas e socialmente úteis.

Para a consecução de um percurso que desejo marcado pela serenidade e pelo êxito, não pode nenhum elemento desta comunidade escolar descurar os princípios estratégias e procedimentos que sustentam a realização do Plano Plurianual de Melhoria, medida de promoção do sucesso escolar integrado no Programa TEIP e que se mantém como alicerce primordial do nosso trabalho.

O zelo no cumprimento dos deveres de assiduidade e pontualidade por parte de alunos, pessoal não docente e também dos professores, a participação interessada, responsável e associativa dos pais e encarregados de educação, à luz dos direitos e deveres previstos na lei, são condições  basilares para, serenamente, enfrentarmos o novo ano letivo e – democraticamente- exercermos o nossos direito de participação consciente e ativa na vida do agrupamento.

Por fim, exprimo publicamente o meu profundo apreço e reconhecimento à disponibilidade de todos os novos elementos que integrarão, no ano que agora se inicia, as novas equipas dos órgãos de gestão de topo e intermédios. Muito Obrigado!

Que 2018/19, seja o ano da união da(s) nossa(s) vontade(s) para a construção de um agrupamento que garanta, verdadeiramente, aos nossos jovens, o direito ao exercício de uma cidadania responsavelmente interventiva. Bom ano escolar!

O Diretor: Manuel José Lima