De acordo com o Despacho normativo n.º 1-F/2016 de 5 de abril e da Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto, as escolas têm como dever divulgar os critérios gerais de avaliação à comunidade escolar.
A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo aluno. A avaliação tem por objetivo a melhoria do ensino através da verificação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas nos alunos e da aferição do grau de cumprimento das metas curriculares globalmente fixadas para os níveis de ensino básico e secundário.
Os critérios de avaliação são os referenciais comuns no agrupamento a ter em conta na avaliação dos conhecimentos e das capacidades dos alunos.
No quadro 1, de acordo com as competências atribuídas ao Conselho Pedagógico, definem-se os domínios de avaliação e as respetivas ponderações nos diferentes níveis de educação/ensino. Na Educação pré-escolar a avaliação assume uma dimensão marcadamente formativa, sendo avaliadas as competências definidas pelas metas de aprendizagem para este nível educativo, por idades, através das designações – adquirido, não adquirido e emergente. 

 

Critérios Gerais de Avaliação
Nível de ensino Cognitivos Atitudinais
1º ciclo 1º Ano ao 4º Ano 70% 30%
2º ciclo 5º e 6º Anos 70% 30%
3º ciclo 7º e 8º Anos 70% 30%
9º Ano 80% 20%
Secundário * 10º Ano 80% 20%
11º e 12º Anos 90% 10%
  Ensino Recorrente 60% 40%
  Ensino Profissional 60% 40%
       
Português Língua Não Materna A1 70% 30%
A2 70% 30%
B1 80% 20%
       

 

* Exceções
Secundário Cognitivos Atitudinais
Português e Línguas Estrangeiras 10º Ano 90% 10%
11º e 12º Anos 95% 5%
Biologia e Geologia
Fisico-Química
10º, 11º e 12º Anos 95% 5%

 

 

Critérios específicos e gestão curricular


1º Ciclo

1º Ano - Matriz Curricular - Critérios
2º Ano - Matriz Curricular - Critérios
3º Ano - Matriz Curricular - Critérios
4º Ano - Matriz Curricular - Critérios


5º Ano

Português
Inglês
Matemática - Planificação - Critérios
História e Geografia de Portugal
Ciências Naturais  
Educação Física 
Educação Visual 
Educação Musical
Educação Tecnológica 
Cidadania e Desenvolvimento_Tecnologias da Informação e Comunicação 

 


6º Ano

Português
Inglês
Matemática - Planificação - Critérios
História e Geografia de Portugal
Ciências Naturais
Educação Física
Educação Visual
Educação Musical
Educação Tecnológica 


7º Ano

Português
Inglês
Francês
Espanhol
Matemática 
História
Geografia - Planificação
Ciências Naturais 
Físico-Química 
Educação Física
Educação Visual
Cidadania e Desenvolvimento_Tecnologias da Informação e Comunicação 
Oficina Artística e Tecnológica


8º Ano

Português
Inglês
Francês
Espanhol
Matemática
História 
Geografia - Planificação 
Ciências Naturais 
Físico-Química 
Educação Física
Educação Visual 
Tecnologias de Informação e Comunicação 
Oficina Artística e Tecnológica


9º Ano

Português
Inglês
Francês
Espanhol
Matemática 
História
Geografia - Planificação
Ciências Naturais
Físico-Química
Educação Física
Educação Visual


10º Ano

Português
Inglês
Francês
Espanhol - Iniciação
Espanhol - Continuação
Filosofia - Planificação - Critérios
Matemática
História
Geografia - Planificação
Biologia e Geologia 
Físico-Química A 
Educação Física
Matemática Aplicada às Ciências Sociais


11º Ano

Português
Filosofia - Planificação - Critérios
Inglês
Francês
Espanhol - continuação
Matemática 
História
Geografia - Planificação
Biologia e Geologia
Físico-Química A
Educação Física
Matemática Aplicada às Ciências Sociais


12º Ano

Português
Inglês 
Matemática 
História
Geografia - Planificação
Biologia
Educação Física
Química 
Psicologia - Planificação - Critérios
Aplicações Informáticas B
Espanhol