MEMÓRIA DESCRITIVA DO TRABALHO

I – Designação do Trabalho
SIGN UP! Movimento para a Educação e Cultura Inclusivas.

II - Objetivos do Trabalho
O Projeto de Intervenção SIGN UP! Movimento para a Educação e Cultura Inclusivas tem como missão a promoção de atitudes e condutas inclusivas na Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS) Secundária Alexandre Herculano, do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano. São objetivos do “SIGN UP!” promover a Língua, Cultura e Identidade Surda; incentivar o diálogo intercultural entre alunos surdos e alunos ouvintes; suscitar a reflexão ética e o empoderamento de todos os alunos; fomentar a valorização das diferenças e os princípios da não discriminação; educar para a cidadania; eliminar barreiras linguísticas, sociais e culturais e promover práticas inclusivas. Através da consciencialização de toda a comunidade, acreditamos ser possível reforçar os alicerces de uma verdadeira escola inclusiva, uma Escola para Todos.

III – Metodologia utilizada na realização do trabalho
Para alcançar os objetivos delineados, constituiu-se um grupo de trabalho que inclui alunos surdos, docentes de Educação Especial, intérpretes e docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP). Após fazermos o levantamento das principais barreiras à inclusão dos alunos surdos, delineamos um conjunto de ações estratégicas que perpassam os domínios pedagógico, socio-afetivo e cultural:

  1. Jornal escolar do Agrupamento (jornALEX) O Jornal Escolar é uma ferramenta inclusiva que contribui para aproximação social e cultural dos alunos do nosso Agrupamento. Alunos surdos e ouvintes colaboram na criação e recolha de textos jornalísticos, o que proporciona momentos de comunicação, partilha e aprendizagem transversal. Neste sentido, jornALEX contribui para o empoderamento dos alunos, a promoção do espírito crítico e reflexivo, a diminuição de barreiras socioculturais, a criação de objetivos comuns e a promoção dos princípios da escola inclusiva.
  2. Atividades artístico-culturais Dinamizamos várias atividades artístico-culturais que envolvem alunos surdos e ouvintes, nomeadamente teatros, musicais, raps, etc. Partindo do reconhecimento das suas diferenças, procurou-se utilizar a expressão artística enquanto ferramenta de comunicação intercultural e consciencialização social.
  3. Materiais bilingues de apoio ao estudo (Língua Portuguesa/Língua Gestual Portuguesa) A inexistência de materiais de apoio ao estudo em LGP constitui uma clara barreira no acesso à informação por parte do estudante Surdo. A criação de materiais bilingues de apoio ao estudo permite aos alunos surdos o acesso à informação na sua língua natural, a LGP. Desta forma, proporcionou-se condições igualitárias no acesso aos conteúdos programáticos, o que contribui para o sucesso destes alunos.
  4. Criação de plataformas de divulgação de práticas inclusivas A partilha das boas práticas no que concerne à inclusão dos alunos surdos é imprescindível para que se possa assistir a mudanças de atitudes e conceções face a esta minoria linguística e cultural. Foi nesse sentido que se criaram vídeos de promoção de boas práticas (publicidade inclusiva), blogues de divulgação do trabalho realizado pelo núcleo de LGP desta EREBAS bem como uma página web do projeto SIGN UP!.
  5. Tertúlias/Ações de Sensibilização e Oficinas em Língua Gestual Portuguesa Através destas ações pretendemos proporcionar à comunidade escolar um espaço de partilha informal onde se pudesse debater e refletir sobre várias temáticas no âmbito da educação e cultura inclusivas. Em particular, procurou-se promover o contacto com as especificidades linguísticas, culturais e identitárias da comunidade Surda, de forma a derrubar estereótipos e visões ouvintistas sobre esta minoria.

IV – Recursos Utilizados
Para a concretização deste projeto, recorreu-se aos recursos humanos existentes (alunos surdos, alunos ouvintes, professores e intérpretes de LGP). Foi ainda necessária a utilização de equipamento de filmagem e edição de vídeo (máquina de filmar, painel chroma key, equipamento informático para a edição e divulgação de vídeo (computadores, projetores, plataformas de internet).

V – Resultados obtidos
O projeto Sign Up! contribui para o empoderamento dos alunos surdos que se tornaram agentes ativos na promoção de mudanças significativas na realidade escolar, tornando-a mais acessível, justa e inclusiva. Este trabalho teve como pontos fortes o aumento da frequência e qualidade das interações entre os alunos surdos e ouvintes, o aumento de requisições de material bilingue, um grande número de visualizações dos vídeos colocados nas plataformas online e o aumento da participação de alunos surdos nas atividades escolares. Considera-se que se alcançaram os objetivos traçados e que a escola se tornou mais dialogante e alerta para questões inerentes à comunidade surda.